Então, ainda sobre a festinha surpresa que fiz para o meu marido e mostrei AQUI, fiquei de falar sobre o prato principal. Como podem ver pelas minhas receitas, somos fãs de frutos do mar e com certeza seria esse o foco.
Pensei, pensei, e pensei no que poderia surpreender, até que tive uma idéia. Apesar de comer esse prato em diversos lugares, nunca tinha me arriscado, principalmente por ser algo bem típico e por já ter comido algumas sensacionais. Mas era a hora, chegou a hora de criar coragem e fazer a minha primeira PAELLA. 
Pesquisei bastante, e o interessante é que diversas receitas diziam ser a “autêntica paella”, só que todas com ingredientes completamente diferentes umas das outras. Dessa forma, acabei juntando umas 5 receitas diferentes, no que cada uma parecia ter de melhor. Peguei umas dicas com a Sandrinha também, do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, que é especialista no assunto. E fui à luta!
Preciso confessar: eu mesma me surpreendi com o resultado. Eu e meu marido somos bastante exigentes com esse prato e o resultado é que ele repetiu 3 vezes. E a sorte é que não fiz as entradinhas, já pensando na quantidade que renderia. Apesar de termos comido BASTANTE sobrou bastante coisa, para mais uma refeição. Ou seja: nada de biscoitinhos em dia de paella! Em relação à receita, eu mesma fiz o caldo com as cabeças e cascas de camarão (fazer o caldo em casa faz toda a diferença) e usei açafrão em pistillos (nada de mistura pronta ou açafrão em pó) que trouxemos da nossa lua-de-mel (nada mais justo para a data né?). A cor não fica fluorescente como vemos em alguns pratos, mas garanto que faz toda diferença no sabor. Não usei peixe, apenas crustáceos pois é a nossa preferência (clarooo que vai bem e combina!) e nada de frango como algumas receitas dizem, coloquei apenas linguiça; e o arroz usado foi o parboilizado. Enjoy e depois me contem se não é mesmo uma delícia!

PS – Se não tiverem a paelleira a panela wok quebra o galho. Há também aquelas frigideiras maiores que podem substituir. Mas cá entre nós, não é um charme servir na paelleira? Comprei a minha há uns meses e custou aproximadamente R$ 45,00.

Ingredientes:
Para o caldo

400 ml de água
Cascas e cabeças de camarão
1 cebola roxa cortada em 4 partes
1 cenoura sem casca cortada em pedaços
3 dentes de alho inteiros sem casca
Tomilho fresco a gosto
1 talo de alho poró cortado em pedaços
1 talo de salsão cortado em pedaços
1 colher de chá de açafrão em pistílos
Sal e pimenta a gosto



Para a Paella (serve 3 a 4 pessoas)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 pimentão amarelo picado em cubinhos
1/2 pimentão vermelho picado
3 colheres de sopa de ervilhas frescas (não somos muito fãs, mas se você gosta vá em frente e coloque mais! Mesmo que não goste muito, é indispensável para dar um toque “verde” ao prato)
2 tomates sem casca e sem sementes picados em cubinhos
1 linguiça de preferência sem pele e picada (usei uma com ervas)
400g de camarões médios sem casca (guarde 4 com casca para decoração do prato)
3/4 de xícara de vôngole fora da concha
3/4 xícara de mexilhões fora da concha (guarde 4 na concha para decorar o prato)
100g de lula limpa cortada em rodelas
1 cálice de vinho branco
1 1/2 xícara de arroz parboilizado
sal e pimenta a gosto


Modo de Fazer
Para o caldo:


Colocar todos os ingredientes (exceto o açafrão) na penela e levar ao fogo por 40-50 minutos. Conforme a água for evaporando acrescentar mais cerca de 1 xícara de água. Passar a mistura numa peneira grande e levar  o caldo novamente ao fogo com o açafrão por cerca de 10 minutos. Reservar.

Para a paella:
Na paelleira, colocar o alho, cebola e azeite para clarear um pouco. Junte os pimentões, a linguiça picada, o tomate, o vinho e a ervilha. Deixe cozinhar por uns minutinhos e acrescente os mexilhões, vôngoles e lulas. Cozinhe por cerca de uns 8-10 minutos e acrescente os camarões. Acrescentar o arroz, espalhando pela panela e ir colocando o caldo aos poucos com uma concha (inicialmente colocar cerca de 2 xícaras e meia, conforme for secando ir acrescentando mais). Acrescentar sal e pimenta a gosto.
Em uma panela a parte, coloque azeite e 1 dente de alho picado e fritar os camarões que irão decorar o prato. Quando estiver quase pronto, decorar colocando os camarões e mexilhões com casca em cima do prato como na foto. Enjoy!

Você também pode gosta de


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /hermes/bosnacweb05/bosnacweb05ab/b2305/ipg.yeswecookcombr1/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

14 comentários

Responder

Nossa fiquei aki babando com as suas fotos e a receita :P, a unica coisa que sugeriria seria ao invez arroz parboiled, sem querer parecer pretencioso, seria arroz Bomba, em SP nao e dificil, e com esse nome pode ter certeza que vai bombar ainda mais ;).

Responder

Ai ai (suspiros)o amor está no ar, que festa deliciosa, de muito bom gosto as cores laranja e verde.
Menina! Que sorte a sua vi o post abaixo a Actifry da Arno, mas por enquanto vai ficar só nos sonhos, como disse a Ana Lúcia o preço é salgado e como sou hipertensa não posso abusar kkkkkk. Quando penso que já ouvi de tudo ouço uma dessas, essa blogosfera hahaha.
Beijos querida.
Vanessa

Responder

Cecilia,
Linda paella, deliciosa, aqui mesmo no nordeste é difícil conseguir todos os mariscos frescos.
Beijo
Vânia

Responder

Olá Cecília!!Sua paella ficou divina!!!e pela quantidade que seu amado comeu, suponho que também muito saborosa…rs
Pena que marido não come frutos do mar… ( no máximo um camarão frito e olhe lá!)
E esse açafrão então, luxo total!!!
Parabéns !!

Responder

ARRASOU GERAL!!!! Maravilhosa! Não sei se vcs tiveram essa impressão, mas depois de fazer Paella caseira e interferir nos temperos e quantidades, fica difícil voltar a gostar daquelas de restaurante, por mais caprichada que sejam.
Essa estória de autêntica paella é porque cada região da Espanha faz de um jeito. Uns colocam coelho, ou frango ou linguiça ou tudo isso com os frutos do mar. Eu só faço com frutos do mar, acho que as outras carnes não combinam, mas sei lá…
Parabéns querida e bom feriado. Beijão!

Ah, estou pensando em fazer uma receita para participar do concurso. É uma tradicional de Natal da minha família, demais. Vou ver se consigo até a data.

Responder

Cecilia estou com água na boca só de ver o seu relato, na confecção dessa linda Paella, menina que maravilhosa ficou, e como sempre o capricho venceu, adoro paella e como vc não colocaria frango também, ficou linda e com certeza agradou a todos. Parabéns pela linda festa, parabéns pelo 1 ano de casados, que essa data se repita por muitos e muitos anos tão encantadora como foi essa. Bjos bom feriado

Responder

Olá Cecília!!! Eu sou fã incondicional de frutos do mar, e é claro, adorei seu prato! Hoje ao meio dia ainda fizemos aqui em casa… perfeita né?!

Beijinhos

Responder

Que maravilha de paella, adorei! Tudo feito com muito capricho, esse caldo deve ter ficado perfeito!!

Show!!

bjos.

Responder

Que paella maravilhosa!!!
Adorei que você não colocou frango… apesar de muitos colocarem (nada contra!), eu não acho que combine tanto.
Mais uma vez meus parabéns pelo seu capricho!
Um beijo,
Queila

Responder

Chiquérrima sua paella!

Parabéns!

Responder

Queridos, muito obrigada pelas mensagens e pelo carinho!
O prato realmente foi super bem escolhido e sendo primeira vez realmente surpreendeu! Delicioso!
Beijos, Cecilia

Responder

Tudo muito lindo, Cecília. Parabéns por esse ano de casamento! E que venham muuuuuuuuitos outros. Amém!

Responder

Tudo muito lindo, Cecília. Parabéns por esse ano de casamento! E que venham muuuuuuuuitos outros. Amém!

Responder

Olá querida amiga, estive ausente uns dias,mas já regressei e vou voltar a ver as suas receitas e comentar sempre que possível.

esta sua receita está com bom aspecto e deve terficado uma delícia

bjs e bom finalde semana

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *