Essa é outra receita da minha avó e maior referência que tenho de comfort food para dias festivos. Sabe aquela receita que é a cara da vovó e que não pode faltar no Natal? Pois é, no meu caso esse bacalhau é e foi presença obrigatória não apenas nas festas de final de ano, mas em muitas outras festas e celebrações. É realmente delicioso e feito com um creme e bacalhau desfiado. Lembro que o que mais irritava a minha avó era quando alguém perguntava: “O espírito eu já vi, onde anda o bacalhau?”, justamente pelo fato de ser desfiado. Ela, que sempre caprichou nas receitas, ria… E ficava repetindo pelos cantos, com ar de insatisfação… E claro que esse ano alguém falará isso de novo! Não vejo a hora das comidinhas de Natal da minha avó! Em breve mais aparecerão por aqui!

Ingredientes:

1 kg de bacalhau desfiado dessalgado de um dia para o outro
6 gemas
1 creme de leite (200g)
2 dentes de alho amassados
1 litro de leite
6 colheres de sopa de farinha de trigo
1 cebola picada
2 cenouras raladas
200g de Manteiga
8 Colheres de Sopa de Azeite
8 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 xícara de biscoito água e sal triturado
Sal, pimenta do reino, molho inglês e noz moscada a gosto

 
Modo de Preparo:
Dourar o alho e a cebola em 100g de manteiga com azeite. Juntar a cenoura e o bacalhau. Reservar.
Em uma panela, dourar a farinha de trigo em 100g de manteiga sempre mexendo. Acrescente aos poucos 3/4 de litro de leite, mexa em fogo brando até obter um creme grosso e cozido. Misturar as gemas ao restante do leite e incorporar ao creme na panela. Temperar com sal e retirar do fogo assim que começar a ferver.
Misturar com o bacalhau que estava reservado e manter a panela em fogo baixo sempre mexendo. Acrescentar o creme de leite  aos poucos, depois 4 colheres de sopa de parmesão e temperar com um pouco de molho inglês, noz moscada e pimenta do reino a gosto. Retirar do fogo e colocar a mistura em um refratário fundo de vidro.
Misturar o biscoito triturado com 4 colheres de sopa de queijo ralado e um pouco de noz moscada. Espalhar essa mistura sobre o bacalhau e leve ao forno já pré-aquecido a 220C por 20 minutos.

Você também pode gosta de


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /hermes/bosnacweb05/bosnacweb05ab/b2305/ipg.yeswecookcombr1/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

9 comentários

Responder

ESSE BACALHAU ESTA COM UMA APRESENTAÇÃO DE COMER E CHORAR POR MAIS..MARAVILHOSO.
BOA SEMANA´
BJ

Responder

QUE MARAVILHA E QUE ASPECTO DELICIOSO.

BJS

Responder

hahaha muito bom!!!parece delicioso!!!bjinhos!!!

Responder

Maravilhoso 😛 Comida/receita de avó né, claro que só poderia ser gostoso 🙂
Um beijo,
Queila

Responder

Apesar de não ser muito fã de bacalhau esse parece ótimo!!Ahh as avós sempre tem pratos maravilhosos, o da minha avó é o famoso “arroz de galinha” que ela fez desde quando era pequeno e que ninguém faz igual. Amo de paixão, principalmente porque é cheio de temperos deliciosos!!

Responder

Cecilia,
Sou fã de bacalhau, tanto hoje estou também a postar bacalhau, desde pequena sempre me lembro dos pratos de bacalhau, adorei sua receita, ficou linda.
Beijo.
Vânia

Responder

Tem um aspecto mesmo muito bom, que maravilha deve ser!

Responder

Cecilia a apresentação esta linda, e o bacalhau delicioso decerteza.

Beijinho

Responder

Que arraso, amiga! Tudo de bom, as comidinhas da vovó! Minha avó Antonieta foi a melhor cozinheira que já conheci!!
Parabéns! Lindo seu prato.
bj

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *