Desde que decidi fazer um blog de culinária e me dedicar mais ao hobby que tenho desde criança tenho passeado cada vez mais por outras “cozinhas virtuais” de amigos blogueiros. E o que percebi é que alguns blogs tem a nossa cara. Tem alguns que não tem erro: as receitas geralmente me interessam por ser de um gosto bem parecido com o meu. E esse é o caso do blog Brincando na Cozinha da Cíntia, que também deve se identificar com os meus pratinhos já que também já fez umas receitas daqui como o Risoto de Limão Siciliano com Cebola Assada e a Polenta com Ragu Flambado no Whisky. E ela assim como eu também adora inventar moda para umas festinhas temáticas em casa…
Bem, mas voltando às receitas de lá: quando a Cíntia comentou que esse teria sido o melhor risoto que ela já fez na vida, claro que eu precisava provar! É de um restaurante famoso em Porto Alegre (eu ainda não conheço, mas para os locais trata-se da risoteria “Tutto Riso”). Como eu AMO tudo que vai nessa receita, não tive dúvidas que realmente é muito bom, principalmente pelo caldo ser feito em casa (faz toda diferença no preparo de um bom risoto…). E realmente surpreendeu muito! Bom DEMAIS, realmente um dos melhores que já fiz (e claro que teve que entrar para o top10 do blog!). Sabe aqueles pratos que deixam a casa toda super perfumada e que dá até pena dos vizinhos? Então… Super dica para o dia das mães!
Ah! E o que sobrar do caldo vai para o congelador (coado, claro!), para o próximo risoto.
Ingredientes:
Para o caldo:
3,5 litros de água
2 Sobrecoxas de Frango
Alho-poró (1 talo picado em pedaços)
Salsão (alguns talos picados, sem as folhas, picado em pedaços)
2 cebolas roxas pequenas (ou 1 grande) cortada em cruz – 4 pedaços
2 cenouras pequenas picada
5 grãos de pimenta do reino
Sal
Aji-Sal (realçador de sabor, glutamato monossódico ex: Sazon Verde, 1 pacotinho e meio)
Para o risoto:
2 colheres de sopa de manteiga
150g de filet mignon cortado em cubinhos
1/2 alho poró cortado em rodelas
1 cebola ralada, para fazer um creme
80g de cogumelos paris picados
1/2 xícara de vinho branco
Ramos de Alecrim fresco
1/4 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo
2 a 3 colheres de sopa de conhaque para flambar
Azeite de oliva extra virgem

Modo de fazer:

Para o caldo: colocar todos os ingredientes na panela e cozinhar por cerca de 2 horas

Para o risoto: Aquecer a manteiga com um pouco de azeite e em seguida colocar a cebola. Colocar o filet e o alho poró para refogar. Acrescentar os cogumelos com alecrim e flambar com 1 concha de conhaque. Em outra panela, colocar 1 colher de sopa de manteiga com um pouco de azeite e acrescentar o arroz e o vinho branco. Deixar secar um pouco. Em seguida acrescentar o arroz à mistura de carne e ir colocando conchas do caldo e o creme de leite até terminar o cozimento. Não finalizar com manteiga e servir com queijo parmesão ralado na hora. Enjoy!

Você também pode gosta de


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /hermes/bosnacweb05/bosnacweb05ab/b2305/ipg.yeswecookcombr1/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

22 comentários

Responder

Ai Cecília que alegria !!!Que linda apresentação!!! Não é mesmo boa , essa receita???
Eu repeti outro dia com o restante do caldo que sobrou (q guardei no congelador) …estava friozinho, tomamos com um vinho… foi perfeito!!!Fico feliz que tenha gostado!!!Eu sempre passo por aqui, porque me identifico mesmo com os sabores, as descobertas… adorei !!!bjinhos !!!

Responder

Cíntia, a receita é sensacional e eu já pensei justamente nisso: em repetir com o caldo que sobrou e foi para o congelador rs
É dos sonhos! Muito obrigada pelas receitas maravilhosas e pelo carinho de sempre… Beijão, Cecilia

Responder

Essa panela com os legumes pro caldo foi a coisa mais linda que vi nos últimos dias Cecília *-* Caldo caseiro é outra coisa não é? Beijos

Responder

Augusto, lindão né? Não é só lindo, o cheiro perfuma a casa inteira, chega a dar pena do vizinho. Se ele não fumasse no hall de entrada até ofereceria um pouco p/ ele hahaha!
Beijão, Cecilia

Responder

ESSE FICOU COM UM EXCELENTE ASPECTO E LEVANDO FRANGO AGRADA-ME.
BJS

Responder

São, realmente é uma delícia! O frango vai no caldo apenas, para o risoto colocamos a carne e cogumelos com alecrim, creme de leite, alho poró e o caldo de frango.
Beijos, Cecilia

Responder

Que aspecto maravilhoso!

Responder

Lindão né, Luisa? ; )
Beijos, Cecilia

Responder

Esse Risoto está além de lindo com certeza está saboroso. Gostei muito …

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com.br

Responder

Olha Daniel, eu realmente recomendo. É diferente de todos que eu já tinha provado…
Beijos, Cecilia

Responder

OLÁ CECÍLIA!
QUE RISOTO MARAVILHOSO! O ASPECTO TÁ BOM DEMAIS!
BJS

Responder

Andréa, muito bom mesmo! Vale a pena provar algum dia…
Beijão, Cecilia

Responder

Eu tenho 5 anos de blog e fiz muitas boas amizades e aprendi muitissímo, e sempre vou aprendendo visitando e descobrindo blogs novos, aqui no seu já fiz algumas receitas mas a lista de receitas que levo é enorme. hehehehe

Seu risoto ficou uma perdição – absurdamente cremoso eu fiquei aqui só a desejar. 🙂

Eli

Responder

É verdade né Eli? Uma das coisas mais legais da vida de blogueira é fazer amizades virtuais e conhecer combinações diferentes… Quando fizer alguma receitinha daqui manda a foto que coloco na seção de fotos dos leitores (hoje vai ter uma…). É super gratificante ver que as receitinhas estão sendo bem aproveitadas né?
Obrigada pelo carinho, viu? Beijos, Cecilia

Responder

OI Cecília,
Sou novata no mundo dos blogs, o meu tem pouco mais de um ano, mas o melhor que me aconteceu foi essa saudável troca de informações entre as blogueiras. QUando a gente percebe fez ótimas amizades, sente saudade quando aquela não comenta, a outra sofre…então, de repente, nos tornamos uma grande família. Esse é, com certeza, o nosso grande ganho.
Gostei muito da sua receita. A Cíntia já é uma amiga querida, gosto muito do blog dela.
Bj e boa terça,
Lylia

Responder

É verdade né Lylia? Fiz não apenas amizades virtuais como reais também. É muito boa mesmo essa interação diária…
Beijos, Cecilia

Responder

Linkicha – Ótimos links todos os dias para amenizar seu tédio (temos novidades): http://www.linkicha.com.br

Responder

Uma dica muito importante que pode ser usada em outras receitas.
Quando for fazer o caldo ou fundo, como também é chamado, retire aquela espuma que vai se formando na superfície. Ela contem impurezas. Com isso, sua receita ficará mais suave e aromatizada.

Responder

Ótima dica hein Raphael? Obrigada! Nesse que fiz não vi espuma, mas ótimo saber para quando isso acontecer…
Obrigada pela mensagem!
Beijos, Cecilia

Responder

Cecilia, com tantos elogios ao prato, me deu a maior vontade de experimentar! É engraçado porque, apesar de não gostar de arroz, eu adoro risoto!!!!! Acho que dá pra combinar com ingredientes super variados e é uma boa pedida para um jantar romântico!!!! Vou anotar a sua receita! Beijão!

Responder

Bonfa, vale muito a pena! Realmente divino… E o caldo que leva mais tempo para fazer, ficou congelado e hoje por exemplo, vou repetir a dose e fazer essa receita novamente… Beijão

Responder

ficou lindo o risoto! e adorei mesmo a dica do risoto de pera com gorgonzola! vou experimentar depois.

beijos

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *