Que risoto é um prato curinga, todo mundo sabe… Além de ter um toque gourmet, ele é prático pois podemos fazer com o que estiver disponível na geladeira. Mas claro que seguindo alguns critérios né? Combinar abobrinha, chantilly, chocolate e pamonha por exemplo não deve gerar algo muito saboroso… Por isso, não me canso de colocar sugestões para esse prato que é tão querido por todos, só que ao mesmo tempo tão “massacrado”, por combinações às vezes nem tanto atraentes…
Aqui em casa, a combinação de linguiça com alecrim já foi testada diversas vezes: de fato combina demais e é uma opção de pizza bem comum em diversos restaurantes da cidade. Transformar essa combinação em um risoto foi um pulo,  acrescentando cogumelos e alho poró para dar um toque extra de sabor… Que tal? O toque picante completa o prato e leva às alturas…

Para a calabresa, basta tirar a pele e passar no processador para que ela fique moída. Todo o preparo é feito separadamente e quando o risoto estiver quase pronto adicionamos à panela. E claro que vale substituir calabresa por alguma outra especial que tenham em casa! Depois me contem se não é bom demais… E claro, não esqueçam de uma taça de um bom vinho. Para harmonizar, não coloquem muita pimenta para alcançar o tal do “equilíbrio perfeito”.

E aproveitando o clima de dia dos namorados, e que hoje ganhei essas fofuras aí debaixo, que tal começar a se inspirar para o dia 12 que é semana que vem? E a dica para os “homens leitores cozinheiros”: rosas harmonizam bem com qualquer prato! Esse risoto é uma super sugestão para comemorar esse dia também…

Ingredientes (para 2 pessoas):
Receita básica de risoto (que já ensinei nesse post AQUI)
1/2 Linguiça calabresa sem pele e triturada no processador (cerca de 50g)
Alecrim Fresco
1/2 cebola picada
1/2 xícara de cogumelos paris picados
1/2 talo de alho-poró picado
Azeite de oliva
Tabasco (o suficiente para deixar picante)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Enquanto o risoto está cozinhando (receita de risoto básica AQUI), em uma frigideira à parte colocar o azeite de oliva e a cebola até começar a clarear. Acrescentar a calabresa, os cogumelos, alecrim e o alho-poró e deixar até a calabresa começar a dourar. Temperar com sal e pimenta do reino (não muito para equilibrar o sabor só no final, quando a mistura já estiver incorporada ao arroz).

Quando o arroz estiver quase pronto, acrescentar a mistura de calabresa (guarde um pouco para decorar o prato no final), e deixar cozinhar mais um pouco. Acrescentar o tabasco até chegar a um ponto picante (vá provando e controlando o sabor a gosto). Enjoy!

Você também pode gosta de


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /hermes/bosnacweb05/bosnacweb05ab/b2305/ipg.yeswecookcombr1/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

8 comentários

Responder

Como eu queria que meu maridinho gostasse.
Adoro temperos, pimenta, sabores diferentes e ele não come carne vermelha gosta de chuchu, arroz integral, feijão, ovo, tudo bem natural. Ai Jesus!!!! Amar é…hihihi

Beijinhos, linda Cecília!

Responder

Oi querida! Ah, independente do prato, um vinhozinho e um pouco de romance fazem bem a qualquer prat. É quase um tempero extra né? rsrs
Beijão, Cecilia

Responder

Hummmmmm
Eu nunca comi um “verdadeiro” risoto Cecília. Feito com arroz proprio mesmo
Pela cara ótima que está esse fiquei imaginando comod eve ser bom, tenho que resolver logo isso hein rsrsrs
Um beijo

Responder

Augusto, vc precisa resolver isso logo!!!! heheheh
Tem várias dicas aqui no blog, que tal preparar uma surpresa no dia 12?
Beijão

Responder

Excelente sugestão!

Responder

NUNCA COMI MAS ESSA EU JÁ PROVAVA ESTA MESMO UMA MARAVILHA.
BJS

Responder

Adoro suas receitas e esse toque gourmet que você tem. Até hoje não fiz risoto, você me inspirou a fazer um. Quem sabe assim conquisto de novo meu namorado
rsrs
bjos

Responder

faço muito desse risoto de calabresa picante (só que nunca coloquei cogumelos).

se você gostar de canjiquinha, tenta essa mesma combinação substituindo o arroz pela canjiquinha (usando a mesma técnica de preparo) – fica bem bom!

beijos e bom fim de semana

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *