Antes de mais nada informo que sou completamente alucinada por foie gras. E tudo isso mais uma vez graças ao meu pai que sempre me fez provar tudo, mesmo o que eu achava que não ia gostar. E falo isso pois não suporto nem o cheiro de fígado de boi sendo preparado, então na minha cabeça qualquer outro tipo de fígado teria aquele sabor… E olha que isso faz muito muito tempo!

Lembro bem quando provei pela primeira vez: alguns anos passava o Natal com o meu pai (sim, são separados) e sempre íamos a restaurantes super especiais nessa data (afinal, né…??). E num desses anos, além do tradicional menu, ele pediu também foie gras entiere para cada um de nós, ou seja, cada um com um foie gras inteiro, sendo que eu nunca tinha provado e muito pelo contrário: achava que não era a minha! O resultado vocês já imaginam, né? Eu simplesmente amei e a partir desse dia fiquei cada vez mais alucinada, é um dos ingredientes que mais me seduz num cardápio de restaurante. E gosto de todos os tipos, terrine, grelhado, patê e como mais a imaginação do chef mandar.

Por incrível que pareça ainda não tinha colocado aqui no blog algo super básico: como grelhar o foie gras em casa. E claro que não é só grelhar, é bom ter um acompanhamento doce para o sabor ficar ainda mais realçado. Criei a minha própria baseado nos sabores que provo há anos, e garanto: fenomenal, sucesso garantido, tira onda e SUPER fácil de fazer! Fiz um de peras ao vinho do porto brulee…

Comprei a peça de foie gras no Santa Luzia aqui em São Paulo, pode ser encontrado nesse tipo de supermercado gourmet.

Para o foie gras (ele vem assim…):

Ingredientes:

Apenas o foie gras!

Modo de preparo:

Cortar o foie gas em escalopes de cerca de 1,5 cm e levar a frigideira SEM QUALQUER TIPO DE ÓLEO! Ele solta muita, mas muita gordura mesmo e dimunui significativamente de tamanho. Grelhar em fogo médio de um lado, virar e grelhar do outro. Fim!

Para o molho de Peras ao Vinho do Porto Brulee:

Ingredientes:

1 pera grande madura sem casca cortada em cubinhos bem pequenos

2 colheres de sopa de mel (bem cheias)

1 colher de sopa (rasa) de manteiga

1 cálice de vinho do porto

3 cardamomo (sementes)

Açucar

Modo de Fazer:

Em uma panela, derreter a manteiga e adicionar o mel e a pera. Juntar o vinho do porto e o cardamomo. Deixar reduzir. Servir por cima do foie gras. Cobrir com um pouco de açucar e com um maçarico derreter para a casquinha brulee. Enjoy!

 

Você também pode gosta de


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /hermes/bosnacweb05/bosnacweb05ab/b2305/ipg.yeswecookcombr1/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

4 comentários

Responder

Numa frigideira pesada de ferro , deixar aquecer em fogo alto por 5 minutos ( eu uso isso de fogão industrial ) sem nada dentro , após é só colocar o escalope por 30 a 40 segundos cada lado do escalope do foie gras … et voilá , está pronto … entretanto o grande segredo está na forma de cortar e na temperatura que deve estar a peça antes do corte … mas ai já são outros 500 …. rssss Bjs filha linda e obrigado pelos elogios , amo vcs !!!!

Responder

Obrigada, pai 😉
Beijos

Responder

Ai Cecília, vou te contar um segredo… odeio foie gras! E não é pelas várias questões que muita gente menciona de cuidados com a ave, etc, é só porque não curto o gosto mesmo. São duas coisas que realmente não gosto de comer e me deixam bastante chateada porque acho que são uma limitação enorme na minha “vida culinária”: foie gras e azeitonas. Será que ainda não experimentei um prato com foie gras que conquiste meu coração? Fico pensando daqui uns meses quando eu estiver fazendo curso na França e tiver que dizer para o professor que eu não gosto de foie gras, acho que serei imediatamente deportada! hehehe
Beijos, quem sabe um dia eu tenho coragem e faço essa sua receita (que parece divina) para mudar de vez de ideia 😀

Responder

Vivian, eu era que nem você pois não gosto de fígado e achava que o gosto era de alguma forma próximo. Você já provou assim em escalope? O gosto é totalmente diferente da terrine. Melhor para começar se você não gosta… Ah, e vale a pena começar a gostar antes de ir para a França rsrs
Beijão

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *