Pode parecer brincadeira, mas alcachofra é para mim uma grande referência de comfort food (como já mencionei, aqueles alimentos que confortam e que fazem lembrar o aconchego). Falo da flor natural, cozida em água na maneira tradicional, não daquela em conserva (que para mim é também deliciosa da mesma forma).
Desde pequena minha avó sempre preparou a flor, cozida por cerca de 40 minutos em água fervendo, até que as “pétalas” estejam se soltando. Bastava molhar a ponta da pétala (que vem com pedaços) em um potinho com manteiga derretida (sim, apenas isso… É só ferver a manteiga e tirar a espuminha que fica por cima com uma colher). Assim que todas as “pétalas” tiverem sido comidas basta tirar a palha que fica no centro e se deliciar com o miolo, também com o mesmo molhinho por cima. Pode parecer simples, mas várias amigas já me perguntaram como preparar alcachofra. E além disso, a simplicidade está presente nos melhores pratos, é uma delícia! Enjoy!

Você também pode gosta de


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /hermes/bosnacweb05/bosnacweb05ab/b2305/ipg.yeswecookcombr1/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

8 comentários

Responder

Vc tocou em ponto fraco rsrsrs;)
Lembro fazendo jantares pra namorada a seculos abroad qdo era raro e ate mesmo aki no rio hj em dia qdo ja e facil e encontrar, embora o preco ainda seja abusivo o “custo lucro brasil”. E sempre pra tentar ser diferente exotico faco e faco alcachofra( meu truque rsrsrs);).
Sempre tive a sorte de ter um pai apaixonado por gastronomia e que tinha o privilegio de ter um profissao na qual ele fazia varias viagens principalmente pra europa semanalmente(comandante ,aviador), e o presente q ele trazia de cada viagem ao inves de mimos, eram as compras de mercado, por nao ter tempo ele fazia na viagem logo antes de embarcar de volta. Quando era epoca dos aspargos brancos na alemanha ele trazia a mala cheia,todos sabiamos que quando era outono no brasil ele iria trazer aqueles maravilhosos aspargos brancos da primavera alema, e a receita preferida era com molho mornay( com emmental ao inves de gruyere), com alcachofrinhas italianas em conserva em um gratin de parmeggiano reggiano e emmental. Ate hj alcachofrinhas e maduras, frescas e em conserva tem um lugar especial na minha dispensa. Obrigado Ceci por compartilhar conosco, nos trazer memorias, e dar esse lugar com sua permissao, de compartilhar 😉

Responder

Ahhhhh, Cecilia dia desses degustamos uma assim, desse jeitinho.
Simples e deliciosa!
Bjuss!!!

Responder

Cecilia,
Lamentavelmente no nordeste brasileiro o produto (alcachofra) é escasso, o preço abusivo e a qualidade na maioria das vezes baixa, assim perdemos o hábito de consumir, embora seja muito saboroso.
Beijo
Vânia

Responder

Dan, adorei sua mensagem… E é verdade, as lembranças são temperos que não se vende em mercado algum. E que temperos! Você deve ter vivido rodeado de sabores com seu pai viajante, né?

Raquel, amo desse jeito mesmo! Já provei de diversas outras maneiras, são também deliciosas, mas apenas essa me lembra a minha avó.

Vânia, uma pena mesmo, até pelo desenvolvimento do nordeste atualmente… Espero que em breve isso seja resolvido, pois a culinária nordestina é das que mais gosto (como já falei por aqui rs)

Obrigada pelas mensagens!
Beijos, Cecilia

Responder

oi amiga também adoro lembrar dps sabores da infancia …spo fui comer alcachofra depois de grande mesmo ..como diz a amiga acima …o custo éra absurdo ..hoje ja esta mais baratinha né
amiga mei saber suas lembranças …adorei mesmo
bjokas sadhia
ahhh vou fazer sua receita
bjokas

Responder

Já preparei com molhos e acho muito interessante o sabor da alcachofra.
Bjs.

Responder

É VERDADE A SIMPLICIDADE ESTÁ PRESNTE NOS MELHORES PRATOS ADOREI SEU POST!
TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
BJS..♥

Responder

Cecília, sei que é uma vergonha, mas confesso que nunca preparei alcachofra na minha vida!

Vou experimentar essa receitinha. Ando muito apreciadora das receitas simples e rápidas hehe

Beijos

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *